CEC/CCIC, através da Enterprise Europe Network, preside Sector Grupo do Ambiente

O CEC/CCIC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, através da Enterprise Europe Network, preside o Sector Grupo do Ambiente, que está reunido em Edimburgo, na Escócia, a 18 e 19 de outubro, através de Joana Afonso, pessoa eleita para este ato.joana afonso
A Enterprise Europe Network é uma rede de serviços criada pela Comissão Europeia para ajudar as empresas a inovar e a competir melhor no espaço europeu. Formada por mais de 680 pontos de contacto, espalhados por 54 países, a rede oferece um conjunto de serviços descentralizados e de proximidade, que apoiam as PME no seu processo de internacionalização e no encontro de parceiros estratégicos para a inovação e desenvolvimento sustentado dos seus negócios.
Para Joana Afonso, “a missão do Sector Grupo Ambiente da Enterprise Europe Network está centrada em contribuir para o desenvolvimento e competitividade das PME e outras organizações no sector do ambiente através da mediação de parcerias, exploração de resultados de investigação e mecanismos de suporte nas áreas do comércio, tecnologia e I&D. As atividades são implementadas através de um amplo espectro de serviços, que vão desde o fornecimento de informações a eventos específicos e aconselhamento individual. Este encontro vem reforçar o trabalho em curso e estreitar laços entre as diferentes entidades que o compõem”.
O Sector Grupo pretende através deste encontro reforçar os objetivos de coorganizar iniciativas e programas, e contribuir para a integração de serviços para PME´ da área do ambiente e providenciar feedback das PMEpara a Comissão Europeia, assim como comunicar as políticas da UE para o grupo-alvo. Além das PME, universidades e centros/instituições de I&D estão também a reforçar este Sector Grupo.
O foco recai sobre os subsectores do ambiente, como a gestão da água e resíduos, ar e poluição do solo, tais como outras questões ambientais de interesse para o grupo.
“Ambicionamos um alto nível de comprometimento e profissionalismo que contribua para a curva da aprendizagem e expertise especializado na área do ambiente para a participação dos membros e organizações, assim como providenciar serviços de valor acrescentado neste segmento particular”, acrescenta Joana Afonso.
Fazem parte do Sector Grupo prestigiadas instituições como Exemplas Holding Limited, Oxford Innovation Services Limited, Ministério dos Assuntos Económicos dos Países Baixos, Fundação de Desenvolvimento e Tecnologia de Hellas-Grécia, Euresearch-Suíça, Berlin Partner for Business and Technology, impulse.brussels e Swerea-Suécia.
O encontro em Edimburgo marca o início de liderança deste sector grupo, uma vez que o CEC/CCIC, representado por Joana Afonso, continuará a ser responsável pelo Sector Grupo Ambiente durante os próximos dois anos.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.