“Ações Urbanas Inovadoras”: Fundos da UE ajudam cidades a testar soluções inovadoras para os desafios urbanos

A Comissão Europeia lançou um segundo convite à apresentação de projetos no valor de 50 milhões de euros no âmbito da iniciativa “Ações Urbanas Inovadoras”. As cidades podem candidatar-se diretamente e obter financiamento da União Europeia para projetos urbanos inovadores.


A iniciativa “Ações Urbanas Inovadoras” pretende dotar as cidades da União Europeia com recursos para financiar projetos inovadores, num total de 372 milhões de euros do FEDER, no período de 2014-2020.

No primeiro convite lançado no ano passado, das 378 candidaturas submetidas foram selecionados 18 projetos, entre os quais, por exemplo:

– Em Viena, foi criado um balcão único de serviços públicos para acompanhar os migrantes no seu percurso de integração na cidade.

– Em Madrid, foram estabelecidos quatro centros em zonas com elevadas taxas de desemprego para criar postos de trabalho nos setores da energia, da mobilidade, da reciclagem e do setor alimentar, promovendo simultaneamente a economia solidária.

O novo convite, com um orçamento de 50 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), destina-se a recompensar os projetos mais inovadores em três categorias:

– a integração dos migrantes;

– a mobilidade urbana;

– a economia circular.

O convite foi lançado a 16 de dezembro e termina a 14 de abril de 2017. Para saber mais consulte http://www.uia-initiative.eu/en/call-proposals.

 

Mais informações:

Ações Urbanas Inovadoras – http://www.uia-initiative.eu/

FEDER – http://bit.ly/2hFFIge

Balcão único sobre política urbana – http://bit.ly/2dLQilV

 

 

 

“This project has receive funding from the European Union´s [Horizon 2020 research and innovation programme] [COSME Programme (2014-2020)] under grant agreement No 649427”

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *