Formações Modulares Certificadas
Formações Modulares Certificadas para activos empregados e desempregados
No âmbito da presente tipologia de operações pretende-se potenciar a empregabilidade da população ativa, designadamente dos empregados e desempregados e, incluindo os que se encontram em risco de desemprego, através do aumento da sua adaptabilidade por via do desenvolvimento das competências requeridas pelo mercado de trabalho.
As ações têm como objetivos:
a) Responder a necessidades de qualificação dos ativos empregados, em contextos de mudança organizacional e processos de restruturação, com vista a aumentar as competências e os níveis de qualificação dos mesmos, contribuindo para a manutenção do seu nível de emprego;
b) Reforçar a qualificação profissional dos ativos desempregados, potenciando um regresso mais sustentado ao mercado de trabalho, através da participação em percursos de formação modular ajustados ao seu perfil e necessidades.
A candidatura apresentada pelo CEC/CCIC tem em vista a implementação de 56 acções de formação modular certificada, com percursos formativos de 250 horas a realizar nas 8 Sub-Regiões da NUT II Centro, destinadas a activos empregados e desempregados com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.
Propõe abranger 11.900 participantes empregados e de 2.100 participantes desempregados, incluindo DLD, em formação modular certificada, nos concelhos da Guarda, Trancoso, Fundão, Covilhã, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Águeda, Oliveira do Bairro, Vagos, Cantanhede, Mealhada, Figueira da Foz, Coimbra, Leiria, Marinha Grande e Pombal.
Serão promovidas 56 ações nas seguintes áreas de educação e formação, de acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ):
213. Audiovisuais e Produção dos Media
341. Comércio
342. Marketing e Publicidade
344. Contabilidade e Fiscalidade
345. Gestão e Administração
346. Secretariado e Trabalho Administrativo
347. Enquadramento na Organização/Empresa
481. Ciências Informáticas
521. Metalurgia e Metalomecânica
522. Eletricidade e Energia
523. Eletrónica e Automação
541. Indústrias Alimentares
543. Materiais
621. Produção Agrícola e Animal
729. Saúde
762. Trabalho Social e Orientação
811. Hotelaria e Restauração
812. Turismo e Lazer
862. Segurança e Higiene no Trabalho
Formações Modulares Certificadas para desempregados de longa duração
No âmbito da tipologia de Formação Modular Certificada para desempregados de longa duração, pretende-se promover a inclusão de públicos que se encontram há mais tempo afastados do mercado de trabalho, com qualificações inferiores ao ensino secundário, e que passam por processos de desmotivação e de perda de competências.
É objectivo destas acções facilitar a (re)integração de desempregados de longa duração na vida ativa, com vista à promoção de um regresso mais célere e sustentado ao mercado de trabalho.
A candidatura apresentada pelo CEC/CCIC engloba a realização de 19 acções de formação modular certificada com percursos formativos de 250 horas a realizar nas 8 Sub-Regiões da NUT II Centro, destinadas a desempregados de longa duração com habilitações inferiores ao ensino secundário.
Propôe abranger 4750 participantes desempregados de longa duração nos concelhos da Guarda, Trancoso, Castelo Branco, Mangualde, Viseu, Tondela, Aveiro, Águeda, Cantanhede, Mealhada, Figueira da Foz, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Caldas da Rainha, Peniche e Sertã.
Serão promovidas 19 ações nas seguintes áreas de educação e formação, de acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ):
341. Comércio
342. Marketing e Publicidade
344. Contabilidade e Fiscalidade
481. Ciências Informáticas
521. Metalurgia e Metalomecânica
522. Eletricidade e Energia
523. Eletrónica e Automação
541. Indústrias Alimentares
621. Produção Agrícola e Animal
762. Trabalho Social e Orientação
811. Hotelaria e Restauração
Para mais informações acerca das áreas de formação, consulte o site oficial do CNQ da
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional ou contacte-nos por e-mail para formacao@cec.org.pt, ou através do 239 497 160