Comissão Transfronteiriça do Centro de Portugal-Castela e Leão apoia o desenvolvimento de 21 projetos de protótipos

A seleção ficou a cargo de uma Comissão Transfronteiriça estabelecida para o efeito, que avaliou um total de 83 candidaturas apresentadas no âmbito do PROTOTRANSFER – II Concurso de Protótipos Orientados ao Mercado, enquadrado no INESPO III.

No total, serão 21 os projetos/ideias que beneficiarão de ajudar económicas de 4.000€ para a materialização dos protótipos, assim como programas formativos gratuitos de impulso ao empreendedorismo e à criação de empresas que se vão desenvolver nos próximos meses e também a cedência de instalações para o desenvolvimento do protótipo.

A Comissão Transfronteiriça, reunida no CECALE – Confederación de Organizaciones Empresariales de Castilla y Léon, considerou como excelente a qualidade dos projetos apresentados, assim como a multidisciplinariedade dos seus promotores e a implicação empresarial que apresentaram, tanto em Portugal como em Espanha.

O objetivo deste concurso era impulsionar atividades de transferência de conhecimento, mediante a materialização e o desenvolvimento de protótipos de forma a obter um produto ou um processo com potencial de ser comercializado no mercado. O período de execução dos projetos vencedores será iniciado em março e finalizado a 30 de novembro de 2018.

Esta atividade é apoiada financeiramente pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V, POCTEP 2014-2020, apresentando-se como uma das ações principais promovidas pela rede INESPO III, constituída por um consórcio de nove entidades, onde fazem parte a Universidade da Beira Interior, a Universidades de Coimbra, a Universidade de Aveiro, o CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, e também os parceiros espanhóis da Fundación General da Universidad de Salamanca, a Fundación General da Universidad de Valladolid, a Fundación General de La Universidad de Léon y de la Empresa, a Universidad Pontífica de Salamanca e o CECALE.