Premiados Excellens Mare 2019

O júri dos Prémios Excellens Mare 2019, composto por Miguel Marques (Presidente), António Costa e Silva, António Isidoro, Helena Vieira, Isabel Gião de Andrade, João Pedro Azevedo, Maria Celeste Hagatong, Pedro Quintela e Sofia Galvão, decidiu distinguir:

Prémio Excellens Mare: António Saraiva

Prémio Valoris Mare: FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará

Prémio Identitas Mare: Heróis do Mar

Prémio Navigare Mare: PLOCAN – Plataforma Oceânica de Canárias

Prémio Athletice Mare: Tiago Pires (“Saca”)

Prémio Scientia Mare: NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration

Prémio Natura Mare: Nuno Sá

O Júri anunciou também os vencedores dos Diplomas Revelação Azul 2019:

Diploma Revelação Azul Inovação: Aeronaves de Vigilância Marítima Remotamente Pilotadas (UAVision)

Diploma Revelação Azul Empreendedorismo: Regata de Portugal

Os prémios serão entregues no dia 6 de abril, na Gala Excellens Mare, a realizar no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Veja como estar presente na Gala Excellens Mare em:

https://www.pwc.pt/pt/temas-actuais/excellens-mare/2019.html

Prémio Excellens Mare: António Saraiva

António Saraiva, no mundo empresarial e no mundo associativo tem sido um incansável promotor de uma visão integrada dos assuntos do mar, assente numa forte cooperação entre todas as partes interessadas no tema. Desde sempre tem defendido a importância estratégica do mar para Portugal e para o Mundo e, nos últimos anos, na qualidade de Presidente do Observatório da Cooperação na Economia do Mar, tem sido o rosto da promoção da cooperação transversal e de uma visão integrada para as atividades no mar.

Prémio Valoris Mare:  FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará

De forma pioneira a nível mundial no universo das Federações de Indústria, a Federação das Indústrias do Ceará definiu, no conjunto das suas estratégias, uma rota estratégica específica para a economia do mar, que visa sinalizar caminhos de construção do futuro, num horizonte temporal até 2025.

Prémio Identitas Mare: Heróis do Mar

De uma forma arrojada, nas letras, na musicalidade e no visual, o projeto Heróis do Mar construiu um legado cultural que sendo bastante inovador manteve-se sempre fiel às raízes marítimas portuguesas, divulgando assim, de uma maneira muito própria, a cultura marítima de Portugal.

Prémio Navigare Mare: PLOCAN – Plataforma Oceânica de Canárias

A forma como a PLOCAN opera é um exemplo internacional de excelência em termos de cooperação entre atores relevantes relacionados com o mar, a fim de desenvolver atividades conjuntas que acrescentem valor ao oceano.

Prémio Athletice Mare: Tiago Pires (“Saca”)

Tiago Pires, como atleta de elite, com o seu grande profissionalismo e resiliência, pôs Portugal no mapa do surf mundial e mudou a abordagem a este desporto de muitos jovens portugueses, que começaram a acreditar que, no surf, uma carreira profissional é possível.

Prémio Scientia Mare: NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration

A excelência do trabalho realizado pela NOAA está organizada em sete áreas: Meteorologia, Clima, Satélites, Pesquisa, Marinha e Aviação, Cartografia e Santuários. Os resultados do excelente trabalho da NOAA estão a provocar avanços significativos na compreensão dos oceanos, com impacto relevante no desenvolvimento sustentável dos Estados Unidos da América e do mundo.

Prémio Natura Mare: Nuno Sá

Nuno Sá migrou da fotografia para o vídeo subaquático, onde fez recentemente parte da equipa que filmou a série icônica da BBC Blue Planet 2. Ao longo da sua fantástica carreira tem dado um extraordinário contributo para que as pessoas se apercebam do património natural português e mundial. Tem conseguido através da excecional qualidade da sua fotografia e vídeo alertar as pessoas para a necessidade fundamental de se preservar e valorizar a vida marinha.  

Diploma Revelação Azul Inovação: Aeronaves de Vigilância Marítima Remotamente Pilotadas (UAVision)

A UAVision produz vários tipos de aeronaves remotamente pilotadas, com um grau de excelência internacionalmente reconhecido, como é o exemplo da operação de vigilância marítima a decorrer na Croácia em parceria com a Força Aérea Portuguesa, e com o patrocínio da Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA).

Diploma Revelação Azul Empreendedorismo: Regata de Portugal

A Regata de Portugal é um projeto que promove a vela, a gastronomia, a música, o turismo e o mar de Portugal. Logo na sua primeira edição, com grande proatividade dos empreendedores deste projeto, esta regata foi um sucesso desportivo, comercial, de adesão da população e de promoção do mar.

https://www.pwc.pt/pt/temas-actuais/excellens-mare/2019/premiados.html

https://www.pwc.pt/pt/temas-actuais/excellens-mare/2019/diplomas.html