Workshop: apoio à internacionalização e Inovação – 3 de Maio, Lousã

O CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, no âmbito das atividades do projeto CETEIS – Centros Transfronteiriços de Apoio ao Empreendedor Inovador e da Enterprise Europe Network, convida os interessados a participar no Workshop: apoio à internacionalização e Inovação, que irá decorrer no dia 3 de maio, pelas 16h00, na Associação Empresarial da Serra da Lousã.

Registe-se gratuitamente em: http://www.ceteis.com/eventos-ceteis/jornada-informativa-internacionalizacao/

Programa

  • Breve apresentação do projeto CETEIS
    • Âmbito geográfico e de atividade
    • Ferramentas disponibilizadas
    • Apoios individualizados às empresas
  • Apresentação da rede Enterprise Europe Network
    • Âmbito
    • Ferramentas e áreas de apoio disponibilizadas
    • Apoios às PME
  • Análise e identificação de potenciais perfis de empresas com potencial de internacionalização
  •  Reuniões individualizadas

Nesta sessão serão apresentados os projetos CETEIS – Centros Transfronteiriços de apoio ao empreendedor inovador, que se enquadra no Programa Interreg – POCTEP 2014-2020 ou Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal e Enterprise Europe Network .

O CETEIS trabalha no desenvolvimento de um modelo distribuído de prestação de serviços avançados para o empreendimento e a inovação nas PME da EUROACE (região Alentejo, Centro e Extremadura) e tem como objetivo contribuir para o empreendimento de alto impacto e a competitividade do território.

O trabalho conjunto da maioria de incubadoras existentes na Euro região permite gerar uma comunidade de empreendedores e empresas inovadoras que alcance a massa crítica necessária para a prestação de serviços mais avançados e especializados, assim como a interlocução com outros ecossistemas inovadores do mundo.

Através da rede Enterprise Europe Network colocam-se à disposição das PME um conjunto de serviços descentralizados e de proximidade que as apoiam no seu processo de internacionalização e no encontro de parceiros estratégicos para a inovação e para o desenvolvimento sustentado dos seus negócios. Sendo estes serviços inteiramente gratuitos para os empresários que deles queiram usufruir.

As empresas que assim o desejarem podem também agendar reunião para análise de situações específicas para o apoio à internacionalização e inovação.

Para mais informações, podem ser consultados os sites institucionais do CEC (www.cec.org.pt) ou da AESL (www.aesl.pt), e podem ainda ser obtidos dados mais específicos nos sites dos projetos (www.ceteis.com e www.een-portugal.pt).

ORADORES

Joana Afonso

Colaboradora do CEC/CCIC desde 2013 no âmbito da gestão do projeto Enterprise Europe Network. Mestrado em Gestão. Participou em duas missões «Missions for Growth»: Portugal e Mérida. Larga experiência na interação com empresas e empreendedores, bem como na representação de empresas portuguesas em ações B2B. Representante nacional no sectorgroup Ambiente e Saúde na rede EEN. Vasta experiência e conhecimento no apoio às pequenas e médias empresas na preparação para o processo e de internacionalização e inovação do seu negócio, nomeadamente com recurso a fundos comunitários (COSME; H2020) e oferta/procura de parceiros internacionais através da rede EEN.

Henrique Martins

Gestão de projetos internacionais no CEC/CCIC. Licenciatura em Matemática, com conhecimentos extensos na utilização de TI, gestão e aplicação multimédia. Coordenador em representação do CEC dos projetos CETEIS, DESTINO FRONTERA e KNONOW4AEROSPACE. Representante nacional no sectorgroup da Aeronáutica, Espaço e Defesa da rede Enterprise Europe Network. Experiência na interação com PME’s e outros stakeholders, bem como na representação de empresas portuguesas em ações B2B.

Para mais informações:

+351 239 497 161 | EEN-Portugal@cec.org.pt