PARIS AIR SHOW 2019

Portugal prepara-se para levantar voo com destino a Paris, para nova missão empresarial em Le Bourget, na 53.ª edição do Air Show de Paris, a realizar de 17 a 23 de Junho. A comitiva portuguesa estará acompanhada pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. João Gomes Cravinho, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Dr. Manuel Heitor, e pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Eurico Brilhante. A base de operações portuguesa em Le Bourget será no Stand C39, no Hall 3: um espaço com 65m2.

O CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro participa nesta missão, sendo parceiro no projeto KNOWNOW4AEROSPACE, que tem por objetivo apoiar e divulgar internacionalmente o Portugal do conhecimento e da inovação aeroespacial. Foi financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de elegível do projeto de 422.367,95 euros, dos quais 359.012,76 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O stand de Portugal foi coorganizado, entre o projeto KNOWNOW4AEROSPACE (AED Cluster Portugal); idD – Plataforma das Indústrias da Defesa Nacionais; e Portugal Space (a recém-criada agência espacial portuguesa).

A comitiva, congrega uma vasta lista de empresas portuguesas: Active Space Technologies (expositor); AeroMEC (expositor); Almadesign (expositor); Altran; C.M. Ponte de Sor; CEIIA; CISTER; CODI; Couro Azul; Critical Materials; EDAETECH; EDISOFT; Embraer; EMMAD; Enflexus; ETI; FHP – Frezite High Performance (expositor); FOCO Aeronautical Services; FS Dynamics; GMV; INEGI; ISQ; IST; Kristaltek; OGMA (expositor); Optilink; Optimal; PIEP (expositor); QSR; Ricardo & Barbosa; SETsa – Grupo Iberomoldes.

A agenda da presença portuguesa no evento:

“PORTUGAL DAY AT LE BOURGET”
A realizar no dia 17 de Junho (14h-16h), com a presença do Ministro da Defesa Nacional, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e do Secretário de Estado da Internacionalização. Esta iniciativa prevê uma recepção, com cocktail, onde os representantes do Governo Português, elementos e entidades do AEDCP se reunirão com representantes das empresas internacionais presentes na 53.ª edição do International Paris Air Show.

“PORTUGAL MEETS THE WORLD”
A decorrer a 18 de Junho (11h – 12h30m) com o Secretário de Estado da Internacionalização. Reuniões de network entre AEDCP e outros clusters internacionais, presentes no evento.

“ENCONTRO PORTUGAL FRANÇA”

Dia 18 de Junho, da parte da tarde (15H00 – 16H00), haverá também um encontro Portugal-França, organizado pela AICEP e GIFAS (cluster congénere Francês), realizado em parceria com o AEDCP, que irá reunir as empresas portuguesas e francesas numa hora de networking informal. A iniciativa terá a presença do Embaixador de Portugal em França, o Dr. Jorge Torres Pereira.

Sobre o Paris Air Show 2019:

  • 2.381 Expositores/Stands de 48 países;
  • 131.500 m2 de área de feira para stands e expositores;
  • 192.000 m2 de área para exposição de aeronaves;
  • 140 Aeronaves em exposição;
  • 290 Delegações oficiais, provenientes de 98 países;
  • 3.450 Jornalista acreditados, originários de 67 países;

Em 2017, estiveram presentes 322.000 visitantes em Le Bourget (entre público e profissionais), a expectativa para 2019 é que este número seja superado.