Comemoração dos 25 anos de trabalho conjunto para uma Europa segura e saudável

A EU-OSHA – Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho – e a sua extensa rede de parceiros reuniu-se em Bilbau no passado dia 5 de junho para celebrar o trabalho em conjunto bem-sucedido ao longo dos últimos 25 anos para uma Europa segura e saudável.

Portugal marcou presença através do CEC/CCIC, representado por Ricardo Ribeiro, Embaixador para a Segurança e Saúde no Trabalho da Enterprise Europe Network, por Emília Telo, na qualidade de coordenadora do Ponto Focal Nacional da EU-OSHA (ACT), Marcelino Pena Costa, representante da CCP no EUROFOUND e na EU-OSHA; Fernando Lopes representante da empresa DELPHI Technologies – Parceira Oficial da Campanha Europeia em curso; Fernando Gomes da CGTP, Carlos Pereira ACT – Diretor de Serviços da Promoção da SST; Samuel Antunes, Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos e Vanda Cruz da UGT.

O CEC/CCIC e o Ponto Focal Nacional da EU-OSHA trabalham em conjunto, desde 2013, para a promoção de uma cultura de prevenção de riscos para melhorar as condições de trabalho nas PME e na divulgação de publicações e instrumentos práticos desenvolvidos pela Agência.

Discursos e dois painéis de debate ofereceram aos participantes a oportunidade de reflectirem sobre os primeiros 25 anos da EU-OSHA — desde a sua constituição até à criação de parcerias pan-europeias — e sobre os desafios futuros para a saúde e segurança no trabalho na Europa.

Os tópicos incluiram a base lógica subjacente à fundação da EU-OSHA, a sua abordagem proativa à tecnologia digital, os desafios e oportunidades colocados pelo alargamento da UE e a natureza revolucionária do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Os participantes também refletiram sobre o sucesso dos projetos emblemáticos da EU-OSHA, tais como as Campanhas «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis», OiRA e ESENER, em especial os seus papéis cruciais no apoio às micro, pequenas e médias empresas.

A importância do apoio contínuo e da resposta aos desafios presentes e futuros da SST foi realçada pelo antigo Diretor da EU-OSHA, o Dr. Jukka Takala, que faz eco de uma das principais mensagens da Agência: «Uma boa saúde e segurança no trabalho é sinónimo de sucesso económico. É necessário transmitir essa mensagem junto dos políticos, mudar atitudes e mudar o pensamento a longo prazo.»

As parcerias pan-europeias e a forma tripartida de trabalhar são determinantes para o sucesso. Tal como comenta Hans-Horst Konkolewsky, primeiro Diretor da EU-OSHA, «A Agência provou que o conceito no qual assentou a sua criação — uma agência tripartida, com uma rede de pontos focais e parceiros nos Estados-Membros e nos países parceiros — se revelou eficiente. Este conceito foi fundamental no desenvolvimento de um entendimento comum sobre onde queremos ir na proteção dos trabalhadores.»

 

Para mais informações:

Emília Telo

Coordenadora do Ponto Focal Nacional da EU-OSHA

T.: 239 400 000 | E.: emilia.telo@act.gov.pt ou  pfn.eu-osha@act.gov.pt

Ricardo Ribeiro

Enterprise Europe Network OSH Ambassador

T.: 239 497 160 | E.: ricardo.ribeiro@cec.org.pt ou een-portugal@cec.org.pt