Seminário “Contribuir para Locais de Trabalho Saudáveis“

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), enquanto Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), está a organizar conjuntamente com a Enterprise Europe Network (EEN – CEC) e o IEFP de Setúbal, um Seminário que se realiza na tarde do dia 8 de julho, no Auditório do IEFP em Setúbal.

Este Seminário destina-se fundamentalmente às micro e pequenas empresas (MPE) que são impulsionadoras do crescimento económico, da inovação, do emprego e da integração social, e constituem a espinha dorsal da economia portuguesa.

A segurança e a saúde no trabalho (SST) não é, muitas vezes, bem gerida pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE), o que deixa os trabalhadores em maior risco de terem acidentes no trabalho e doenças relacionadas com o trabalho. As MPE são heterogéneas e não possuem uma representação coesa, o que coloca problemas em termos da monitorização das condições de trabalho, da consciencialização e da aplicação da SST. Esta questão constitui uma prioridade das estratégias nacionais de SST, do Quadro estratégico da Comissão Europeia e do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

A correta avaliação de riscos é fundamental para locais de trabalho saudáveis. No entanto, a realização da avaliação de riscos pode constituir um problema, sobretudo para as MPE, que podem não dispor de recursos ou de conhecimentos para realizar essas avaliações de forma eficaz.

Para responder a este desafio será apresentado neste Seminário um Instrumento Interativo de Avaliação de Risco (OiRA). A plataforma OiRA é a primeira iniciativa ao nível da UE destinada a encorajar as MPE a gerir e avaliar os riscos nos locais de trabalho.

 

Link para inscrição: https://congressos.leading.pt/geral/inseririnscricao.aspx?evento=80&formulario=201

Pode aceder à ferramenta OiRA em: http://www.oiraproject.eu/

Local: Rua António José Batista, 88-A – 2910-397 Setúbal

 

PROGRAMA