Convite à apresentação de candidaturas ao prémio cinematográfico «Locais de trabalho seguros e saudáveis» 2020

Este ano a EU-OSHA apresenta o prémio cinematográfico «Locais de trabalho seguros e saudáveis» em conjunto com o festival de cinema documental Doclisboa em Lisboa, Portugal. Estão agora abertas as candidaturas para a apresentação de documentários.

O prémio distinguirá o melhor documentário sobre um tema relacionado com o trabalho com um montante de 5.000 euros e com legendas numa seleção de línguas europeias.

O filme deve tratar dos riscos que as pessoas enfrentam no seu local de trabalho (riscos físicos, químicos, mecânicos, ergonómicos ou psicossociais), podendo também abordar os direitos dos trabalhadores, a segurança e saúde no local de trabalho ou os efeitos da evolução política e económica na forma como trabalhamos. Poderá também focar setores que desempenham um papel importante na vida económica, cultural e política na Europa (por exemplo, educação, agricultura, construção, cuidados de saúde); ou grupos confrontados com desafios específicos, como os trabalhadores migrantes, as mulheres, os trabalhadores portadores de deficiência, os jovens trabalhadores e os trabalhadores mais idosos.

O Prémio Cinematográfico “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis” é atribuído a um documentário original criativo e artístico que promova o debate e a discussão entre cidadãos europeus sobre a importância da segurança e da saúde no trabalho. O filme deve ter um ponto de vista específico que convença o júri através de uma narrativa envolvente, personagens fortes e competências cinematográficas excelentes no que respeita ao trabalho de filmagem, sonoplastia e montagem.

O vencedor do Prémio Cinematográfico “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis” concederá à EU-OSHA, a título gratuito, o direito de:

  • Colocar um trailer ou um excerto do filme vencedor, com uma duração máxima de cinco minutos, e imagens fixas (fotos) no sítio Web da EU-OSHA, em comunicados de imprensa ou no boletim informativo da EU-OSHA;
  • Exibir e apresentar o trailer ou o próprio filme vencedor na versão integral em eventos não públicos e sem fins comerciais organizados pela EU-OSHA e pela sua rede de pontos focais na UE, EEE e países candidatos e potenciais candidatos.
  • Ter o filme vencedor legendado numa seleção de línguas europeias e ceder à EU-OSHA o direito de licença não exclusivo, sem fins comerciais nem destinado a distribuição em salas de cinema, a fim de permitir o acesso (numa plataforma eletrónica protegida por um nome de utilizador) por parte da rede acima referida e de outros parceiros oficiais.

Em contrapartida, o realizador/titular dos direitos do filme vencedor pode dispor, a título gratuito, dos direitos relativos às legendas, para utilização posterior.

O CEC/CCIC e o Ponto Focal Nacional da EU-OSHA trabalham em conjunto, desde 2013, para a promoção de uma cultura de prevenção de riscos para melhorar as condições de trabalho nas PME e na divulgação de publicações e instrumentos práticos desenvolvidos pela Agência.

Verifique o prazo e apresente a sua candidatura 

 

Para mais informações:

Emília Telo

Coordenadora do Ponto Focal Nacional da EU-OSHA

Telef.: 239 400 000 | Email.: pfn.eu-osha@act.gov.pt

 

Sílvia Duarte

Enterprise Europe Network OSH Ambassador

CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro

Telef.: 239 497 160 | Email.: silvia.duarte@cec.org.pt ou een-portugal@cec.org.pt