Consulta sobre o impacto esperado na força de trabalho do setor dos transportes na transição para a automatização e a digitalização

No plano social, a transição para a automatização e a digitalização nos transportes implicará mudanças para os trabalhadores deste setor. A Comissão Europeia está a ponderar a adoção de medidas e de recomendações estratégicas para acompanhar os trabalhadores dos transportes na transição para a automatização e a digitalização.

Embora o ritmo e o alcance da automatização e da digitalização no setor dos transportes não sejam claros e as estimativas relativas ao número de empregos ou tarefas que virão a tornar-se redundantes no futuro variem significativamente, as empresas têm de se organizar e estar preparadas para fazer face aos desafios futuros e garantir uma transição harmoniosa.

Uma vez que muitas empresas de transporte são PME, este inquérito destina-se a analisar as suas necessidades em matéria de orientação e de medidas estratégicas para as acompanhar na transição para a automatização e a digitalização.

Assim, no âmbito da atividade da Enterprise Europe Network, instrumento de apoio às empresas, cofinanciado pela Comissão Europeia, solicitamos a Vossa colaboração através da resposta ao presente questionário lançado pela Comissão Europeia, até ao dia 11 de maio de 2020.

Link para o questionário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedCUlCQmxx7hwvlBwrvWov5GIzCIH1QBpuk81ADEqx9mwITw/formResponse

Para esclarecimentos adicionais, poderá contactar a Enterprise Europe Network, através do e-mail EEN-PORTUGAL@cec.org.pt.