Dia Mundial da Saúde Mental — Locais de trabalho seguros e saudáveis para proteger o bem-estar dos trabalhadores

No dia 10 de outubro assinala-se anualmente o Dia Mundial da Saúde Mental. O tema deste ano Saúde mental para todos — maior investimento, maior acesso , escolhido pela Federação Mundial para a Saúde Mental, tem por objetivo sensibilizar as pessoas para as questões de saúde mental em todo o mundo e para a necessidade de um maior investimento, em particular durante e após a pandemia de COVID-19.

O coronavírus alterou o mundo do trabalho e, sendo os riscos psicossociais e o stresse relacionado com o trabalho das questões mais complexas em matéria de saúde e segurança no trabalho, a pandemia teve um impacto significativo na saúde dos indivíduos, das organizações e das economias nacionais.

Só será possível superar este desafio se trabalharmos em conjunto na promoção de uma boa saúde mental nos locais de trabalho da UE, não só para ajudar a proteger a saúde e o bem-estar mentais (e físicos) dos trabalhadores, mas também para ajudar ao bom funcionamento das empresas.

Leia os nossos artigos da OSHwiki sobre Saúde mental no local de trabalho  e COVID-19: orientações para o local de trabalho 

Use as orientação da UE: COVID-19: VOLTAR AO LOCAL DE TRABALHO – Adaptação dos locais de trabalho e proteção dos trabalhadores

Explore a nossa secção temática sobre riscos psicossociais e stresse no trabalho

Siga a hashtag #WorldMentalHealthDay nas redes sociais.

 

Para mais informações:

Ponto Focal Nacional da EU-OSHA

Telef.: 239 400 000 | Email.: pfn.eu-osha@act.gov.pt

 

Enterprise Europe Network OSH Ambassador

CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro

Telef.: 239 497 160 | Email.: silvia.duarte@cec.org.pt ou een-portugal@cec.org.pt