Inquérito: PME e Natureza

O CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, no âmbito das atividades da Enterprise Europe Network, convida os interessados a participar num inquérito às PME e Natureza, lançado pela Plataforma EU Business @ Biodiversity, pela Capitals Coalition e pela We Value Nature.

O inquérito visa entender melhor como as PME consideram as suas relações com a natureza, que tipo de apoio as PME precisam e como esse apoio deve ser implementado.

As PME interessadas podem aceder ao inquérito através deste link até o dia 14 de dezembro. Dependendo das suas respostas, o inquérito levará cerca de 10 a 15 minutos para ser preenchido.

Grupo-Alvo:

O inquérito tem como alvo principal as PME, mas também está aberto a outras partes interessadas, incluindo associações empresariais, ONG e organizações internacionais que representam ou se envolvem com as PME.

Os respondentes devem ter como objetivo responder de uma perspetiva de negócios que reflita a maioria de seus membros ou da comunidade que representam.

Contexto e Objetivos:

À medida que o estado da natureza e a biodiversidade continuam a degradar-se de forma dramática, mais e mais empresas começam a questionar a sua relação com a natureza com o objetivo de melhorar a sua resiliência e viabilidade a longo prazo. Embora a maioria das grandes empresas tenha os recursos disponíveis para investigar essas questões, este é um desafio importante para as PME.

Com 25 milhões de PME a operar na UE e a empregar em conjunto de cerca de 100 milhões de pessoas, as PME representam a espinha dorsal da economia europeia. A criação de um movimento de empresas europeias para a biodiversidade, portanto, só terá sucesso se as PME estiverem totalmente comprometidas e capacitadas. Mas algumas questões importantes permanecem sem resposta:

Como é que as PME europeias consideram a sua relação com a natureza?

Quais são as melhores práticas que as PME pioneiras desenvolveram até hoje?

Que tipo de apoio as PME precisam para progredir nesta jornada?

 

Para responder a estas perguntas, a plataforma EU B@B lançou um novo inquérito às PME juntamente com a Capitals Coalition, We Value Nature e a Enterprise Europe Network.

Os resultados da pesquisa serão usados para informar programas futuros que irão:

– Apoiar as PME para melhor compreenderem os riscos e oportunidades associados à perda de natureza para os seus negócios;

– Identificar que ações concretas as PME podem implementar para mitigar esses riscos, maximizar essas oportunidades e melhorar a sua tomada de decisão;

– Identificar como as PME podem melhorar os seus impactos positivos e reduzir os seus impactos negativos na natureza;

– Apoiar as PME no fortalecimento dos seus modelos de negócios e resiliência a choques futuros;

– Compreender melhor os custos e benefícios associados a estas atividades.

O preenchimento do inquérito irá ajudar a entender como melhor apoiar as PME que abordam este tópico. Os resultados do inquérito até ao momento serão discutidos durante a Cimeira Europeia Business & Nature realizada a 8 e 9 de Dezembro. Após a Cimeira, atividades de apoio concretas destinadas às PME serão implementadas pela Plataforma B @ B da UE e os seus parceiros em 2021-2022.