A Rede Europeia Enterprise Europe Network e a Autoridade para as Condições do Trabalho (www.act.gov.pt), Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, estão a trabalhar em conjunto para a promoção de uma cultura de prevenção de riscos para melhorar as condições de trabalho nas PMEs, contribuindo, assim, para tornar os locais de trabalho mais seguros, mais saudáveis e mais produtivos em Portugal.

Em resultado da sua cooperação de longa data com a EU-OSHA, a EEN possui uma rede de Embaixadores de SST ao nível nacional em mais de 20 países europeus, que desempenham um papel ativo na promoção da campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis».

 

Desde 2013 o CEC/CCIC desempenha o papel de Embaixador da SST da EEN em Portugal. Através desta cooperação, pretende-se promover uma cultura de prevenção de riscos para contribuir para a melhoria das condições de trabalho das PME em Portugal e divulgar informações sobre a importância da segurança e saúde dos trabalhadores e sensibilizar todos os intervenientes no mundo do trabalho para a prevenção dos riscos profissionais.

 

Para ajudar a transmitir estas mensagens, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) organiza uma campanha europeia “Locais de trabalho seguros e saudáveis. Bom para si. Bom para as empresas”.

 

A actual Campanha Europeia 2020-2022 intitula-se ”Locais de trabalho saudáveis: aliviar a carga” e visa sensibilizar para as LMERT (Lesões Musculoesqueléticas Relacionadas com o Trabalho) e para a necessidade de as gerir e de promover uma cultura de prevenção de riscos.

 

EU-OSHA

 

 

Contato da Embaixadora da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho junto da rede Portuguesa Enterprise Europe Network:

CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro

Sílvia Duarte

silvia.duarte@cec.org.pt||t+351 965 188 945

t +351 239 497 160 || f +351 239 494 066 || www.cec.org.pt
Rua Coronel Veiga Simão 3025-307 Coimbra PT

Segurança e Saúde no Trabalho diz respeito a todos.

Bom para si. Bom para as empresas.