Ferramentas práticas para locais de trabalho mais inclusivos e saudáveis

A EU-OSHA apoia a CHRODIS PLUS, uma iniciativa da UE que visa reforçar a inclusividade dos locais de trabalho e a aptidão para o trabalho dos trabalhadores com doenças crónicas. No âmbito deste projeto, foi publicada uma caixa de ferramentas de trabalho sobre emprego e doenças crónicas com duas componentes: uma ferramenta de formação para gestores e um conjunto de ferramentas para locais de trabalho.

A ferramenta de formação para gestores visa sensibilizar para os benefícios da inclusão e da boa gestão dos trabalhadores com problemas de saúde crónicos no local de trabalho ou em risco de os adquirir.

O conjunto de ferramentas para os locais de trabalho funciona como lista de verificação e como gerador de ideias, facilitando a adoção de medidas concretas viáveis para um local de trabalho favorável à saúde. Inclui, especificamente, aconselhamento sobre ergonomia e como evitar a posição sentada por períodos prolongados, bem como um estudo de caso sobre dores lombares.

A caixa de ferramentas de trabalho Chrodis Plus sobre doenças crónicas e emprego foi desenvolvida por 18 parceiros de 11 países da UE e cofinanciada pela Comissão Europeia.

Explore a caixa de ferramentas de trabalho CHRODIS PLUS sobre doenças crónicas e emprego 

 

Para mais informações:

Ponto Focal Nacional da EU-OSHA

Telef.: 239 400 000 | Email.: pfn.eu-osha@act.gov.pt

 

Enterprise Europe Network OSH Ambassador

CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro

Telef.: 239 497 160 | Email.: een-portugal@cec.org.pt