Webinar: Inovação para a Valorização Sustentável do setor Agroalimentar – 29 de janeiro

 

O Instituto Pedro Nunes (IPN), através dos seus Laboratórios de Fitossanidade e de Informática e Sistemas, está a dinamizar o webinar “Inovação para a Valorização Sustentável do setor Agroalimentar”, já no próximo dia 29 de janeiro, sexta-feira, a partir das 9h15. A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória aqui. (https://forms.gle/21N4xbJiATPUynyG7)

Esta sessão tem como objetivo contextualizar e demonstrar os protótipos tecnológicos detidos pelo IPN, como resultado das atividades de I&DT desenvolvidas em estreita colaboração com stakeholders portugueses do setor Agroalimentar.

Os participantes deste evento terão a oportunidade de iniciar a sessão refletindo e partilhando experiências e perspetivas sobre o desafio global de gerir o aumento contínuo da procura por alimento, numa realidade onde os recursos críticos à produção alimentar se estão a tornar cada vez mais escassos, ao mesmo tempo que as alterações globais ameaçam a sustentabilidade da própria produção. O setor Agroalimentar é sem dúvida uma área de referência estratégica para Portugal e para a Europa, onde a inclusão e transformação digital são uma prioridade para facilitar ganhos efetivos de produtividade e competitividade em toda a cadeia de valor. As oportunidades de financiamento têm tido um papel crucial enquanto acelerador deste processo transformativo e durante o evento serão divulgadas as oportunidades de financiamento para este setor ao nível regional e europeu, bem como, o respetivo impacto no setor.

Na reta final do webinar será demonstrado o protótipo tecnológico do IPN e os seus recentes desenvolvimentos enquanto solução tecnológica facilitadora do processo de gestão e produção agroalimentar.

Este evento destina-se essencialmente a produtores agrícolas e respetivas associações e empresas do setor, bem como, a empresas tecnológicas, universidades, centros de investigação e autoridades públicas, e outros interessados com atividade nesta área. Consulte a agenda abaixo e inscreva-se gratuitamente aqui.

Agenda

09h15: Receção dos participantes
09h30: “Os desafios da Inovação no contexto da Fitossanidade” – Pedro Gallego, Universidade de Vigo
10h00: “Contextos, desafios e Inovação Territorial” – Albano Figueiredo, Universidade de Coimbra
10h30: “Impacto da utilização de tecnologias inovadoras no setor e opções de financiamento regionais” – Teresa Jorge, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
11h00: “O setor Agroalimentar na Europa. Desafios e oportunidades de financiamento” – Maria João Fernandes, Delegada Nacional do Horizonte Europa – Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, PERIN (ANI)
11h30: Apresentação do protótipo I9KIWI – Carlos Lopes, Laboratório de Informática e Sistemas (IPN)
11h50: Sessão de perguntas e respostas
12h15: Wrap-up e encerramento