Resultados do Questionário – Locais de Trabalho Saudáveis: Aliviar a carga 2020-2022

O CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro em parceria com a ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, no âmbito da campanha europeia Locais de Trabalho Saudáveis: Aliviar a carga 2020-2022, desenvolveu um breve questionário com o objetivo de analisar a importância da intervenção numa fase precoce para evitar lesões e promover a saúde musculoesquelética nos locais de trabalho.

As lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT) são extremamente comuns entre os trabalhadores na Europa e a sua prevenção e gestão eficazes devem ser uma das principais prioridades nas empresas.

Do total de respostas recebidas (1588), verificou-se uma distribuição equitativa entre o sector público (53%) e o sector privado (47%), sendo mais de metade das respostas oriundas de PMEs (52%). Ao auscultar tanto empregadores como trabalhadores, verificou-se um maior volume de resposta por parte dos Trabalhadores por Conta de Outrem (83%).

O inquérito foi distribuído por todo o território nacional, incluindo Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sendo que a grande maioria das respostas corresponderam às regiões de Lisboa (49%), Centro (26%) e Norte (17%).

Os principais resultados obtidos foram os seguintes:

 

Apesar do tema ser do conhecimento dos inquiridos, os resultados sugerem que a avaliação de riscos ainda não é uma prática comum nas organizações, em particular as relacionadas com as LMERT.

 

Ainda que 55% dos inquiridos já terem apresentado queixas musculosqueléticas associadas ao seu trabalho, apenas cerca de 8% foram diagnosticadas como doenças profissionais relacionadas com as LMERT. Sendo a ginástica laborar fulcral para a prevenção das lesões musculosqueléticas, esta não é ainda uma prática muito realizada pelas organizações inquiridas.

 

Sendo a Campanha Europeia Locais de Trabalho Saudáveis: Aliviar a carga 2020-2022 o foco-alvo do questionário, conclui-se que há ainda lugar a maior divulgação da mesma. Ao longo de 2021 e 2022, toda a rede será mobilizada para facilitar o intercâmbio de experiências e boas práticas em matéria de lesões musculosqueléticas, assegurando que as mensagens da campanha chegam aos trabalhadores e empregadores, em especial aos das micro e pequenas empresas.

O presente questionário inseriu-se nas atividades promovidas pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) enquanto Ponto Focal Nacional (PFN) da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) e do CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro enquanto embaixador EU-OSHA em Portugal no âmbito das atividades da Enterprise Europe Newtork (EEN).

 

Webinar “Trabalhar com Lesões Musculoesqueléticas Crónicas”

 

15 Abril | 16 horas

 

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), enquanto Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), convida-o a assistir ao Webinar “Trabalhar com Lesões Musculoesqueléticas Crónicas”.

Inscreva-se AQUI e consulte o programa AQUI

Nota: Uma vez que o número de vagas é limitado, o formulário automaticamente não permitirá mais nenhuma inscrição após ter atingido o total disponível. Neste caso, pedimos a todos os interessados que enviem e-mail para euoshaportugal@leading.pt para que possam ficar em lista de espera.

Para mais informações sobre esta temática, consulte a página https://healthy-workplaces.eu/pt, ou contacte-nos diretamente através do email pfn.eu-osha@act.gov.pt e/ou EEN-Portugal@cec.org.pt

Subscreva a newsletter da campanha: https://healthy-workplaces.eu/pt/media-centre/newsletter