Consulta do painel das PME sobre atrasos de pagamentos

 

A presente consulta realiza-se no âmbito do estudo «Criar uma cultura de pagamento responsável na UE: melhorar a eficácia da diretiva relativa aos atrasos de pagamento (2011/7/UE)». Lançado pela DG GROW da Comissão Europeia, o estudo destina-se a identificar medidas para evitar atrasos de pagamento e atenuar os seus efeitos.

A consulta destina-se a recolher informações sobre quatro aspetos:

(i) as principais características das condições de pagamento adotadas pelas empresas,

(ii) a experiência das empresas com práticas de pagamento desleais,

(iii) o tratamento por parte das empresas de litígios relativos a atrasos de pagamento,

(iv) a opinião das empresas sobre possíveis medidas políticas de combate aos atrasos de pagamento.

A consulta destina-se às pequenas e médias empresas (PME) ativas em todos os setores. No entanto, centra-se apenas nas condições de pagamento das transações entre empresas (B2B). Assim, os retalhistas e as empresas que trabalhem sobretudo diretamente com os consumidores e/ou com as administrações públicas estão excluídos da consulta.

Assim, no âmbito da atividade da Enterprise Europe Network, instrumento de apoio às empresas, co-financiado pela Comissão Europeia, solicitamos a Vossa colaboração através da resposta ao presente questionário lançado pela Comissão Europeia, até ao dia 14 de Outubro de 2021.

Link para o questionário: https://url.gratis/BRKVB7

Para esclarecimentos adicionais, poderá contactar a Enterprise Europe Network, através do CEC/CCIC, pelo telefone 239497161 ou, alternativamente, pelo e-mail EEN-PORTUGAL@cec.org.pt.