Download

5 Stars (1)

36 Downloads

Version: 1.1

Last Updated: 31-01-2019 12:16

DescriptionPreviewVersions

PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E A PROMOÇÃO DO TURISMO DE FRONTEIRA ESPANHA-PORTUGAL “O objetivo geral do projeto 0058 DESTINO FRONTEIRA 6 E consiste na implementação de uma estratégia de desenvolvimento do turismo da fronteira luso-espanhola como um destino único, integrado e estruturado; com suporte nos recursos endógenos partilhados, numa inteligente especialização da oferta que permita reduzir os custos da sua promoção, contribuir para a diminuição das desigualdades territoriais e para a promoção do desenvolvimento sustentável das regiões fronteiriças. Pretende-se, assim, valorizar os recursos autóctones dos territórios abrangidos pelo projeto e promover a fronteira como valor acrescentado e diferenciador do turismo em toda a sua extensão”.

O projeto 0058 DESTINO FRONTEIRA 6 E constitui-se, deste modo, como um projeto multirregional, que inclui 7 províncias espanholas (Ourense, Pontevedra, Zamora, Salamanca, Cáceres, Badajoz e Huelva) e 10 distritos portugueses (Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro), abrangendo as 5 sub-regiões da fronteira:

  • Galiza Sul – Norte de Portugal.
  • Castela e Leão – Norte de Portugal.
  • Castela e Leão – Centro de Portugal.
  • Extremadura – Alentejo.
  • Andaluzia – Algarve.

Estas sub-regiões da fronteira Luso-espanhola apresentam diferentes contextos culturais e históricos, bem como conjunturas demográficas e espaciais irrepetíveis. Assim, tendo em vista a implementação de uma estratégia comum de desenvolvimento turístico em toda a extensão da fronteira, é necessário conhecer todos os elementos comuns a cada região e rentabilizar ao máximo as suas potencialidades. 242 pág