Através deste espaço apresenta-se uma breve abordagem estatística sobre território, população e tecido empresarial da Região Centro.

À luz do art.º 139 da Lei 75/2013, de 12 de setembro, “as entidades intermunicipais previstas na presente lei constituem unidades administrativas, incluindo para os efeitos previstos no Regulamento (CE) n.º 1059/2003, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de maio de 2003, relativo à instituição de uma nomenclatura comum às unidades territoriais estatísticas (NUTS) ”.

As Comunidades Intermunicipais (CIM) passam a constituir as NUT III, sendo que, em concordância com a Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, a Região Centro passa a ser caracterizada por 8 CIM, nomeadamente: a Região de Aveiro, a Região de Coimbra, a Região de Leiria, Viseu Dão Lafões, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Oeste e Médio Tejo, perfazendo no seu conjunto um total de 100 municípios.

Fonte: Comissão de Desenvolvimento e Coordenação Regional do Centro

Os dados recolhidos baseiam-se na informação disponibilizada em diferentes fontes estatísticas de referência, como por exemplo:
DataCentro – Informação para a Região;
Instituto Nacional de Estatística;
Pordata;
Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.).
Os dados estatísticos reportam, sempre que possível, a informação referente aos municípios e respetivas CIM. No entanto, em temáticas de análise relevante para a Região Centro mas cuja informação ainda não se encontra disponível por áreas geográficas NUT III, são apresentados os dados referentes aos seis distritos do Centro de atuação do CEC-Câmara de Comércio e Indústria do Centro: Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Viseu e Guarda.

Deste modo, pretende-se disponibilizar informação associada às CIM através de informação estatística que caracterize os municípios da Região Centro.