fbpx

Enterprise Europe Network

Formada por mais de 600 pontos de contacto, espalhados por mais de 50 países na Europa e fora Europa, a Enterprise Europe Network oferece um conjunto de serviços descentralizados e de proximidade que apoiam Pequenas e Médias Empresas (PME) no seu processo de internacionalização e no encontro de parceiros estratégicos para a inovação e para o desenvolvimento sustentado dos seus negócios.
Integrada no âmbito do Programa Single Market, é sucessora do Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação da União Europeia e das anteriores redes comunitárias de Euro Info Centres e dos Innovation Relay Centers, oferecendo, numa lógica de integração de competências, um serviço de balcão único, reunindo as diversas soluções disponíveis em termos de instrumentos e programas comunitários de apoio às PME.

Em Portugal
Em Portugal, a Enterprise Europe Network é representada por um consórcio que envolve dez entidades públicas e associativas, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores Madeira. Liderada pelo IAPMEI, a Enterprise Europe Network em Portugal integra os seguintes parceiros: ANI – Agência Nacional de Inovação, ACIF-CCIM – Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, AIDA – Associação Industrial de Aveiro, CCIPD – Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, CEC – Conselho Empresarial do Centro/CCIC – Câmara de Comércio e Industria do Centro, AIP –Associação Industrial Portuguesa, AEP – Associação Empresarial de Portugal, LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia e INESCTEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores.

Serviços Disponíveis

Através da Enterprise Europe Network, os empresários podem aceder facilmente a um conjunto de serviços, que podem ajudar a valorizar as suas estratégias de inovação e investimento no mercado europeu e fora dele:

– Informação e aconselhamento: Acesso simplificado a informação vária sobre regulamentação comunitária, novas medidas de política com implicação na atividade empresarial, projetos e programas de financiamento na UE dirigidos às PME

– Ajuda na internacionalização dos negócios: Facilitação na procura de contactos comerciais fora do país, para empresas que pretendam alargar a sua atividade tanto a nível europeu como internacional.
(Incluir algures aqui o widget para procura de Oportunidades de negócio diretamente no site europeu da een)

– Apoio à inovação e parcerias tecnológicas: Ajuda às PME no acesso a programas comunitários de apoio à inovação e a parcerias estratégicas, que valorizem industrialização de resultados de investigação e desenvolvimento obtidos nos diversos países.

– Incentivo à cooperação na Europa: Difusão de oportunidades de negócio e ajuda no encontro de potenciais parcerias comerciais, de produção, para transferência de tecnologia ou outras, que incentivem a cooperação e a atividade empresarial internacional

– Vantagens para as empresas: Com este serviço, as empresas dispõem de:
• acesso simplificado a informação europeia, através de um único ponto de contacto.
• maior facilidade no aproveitamento de oportunidades de negócio no mercado interno europeu.
• apoio na identificação de parceiros estratégicos para a inovação, desenvolvimento e internacionalização dos negócios.
• aconselhamento na participação em programas financiados pela UE, de apoio à I&DT ou ao empreendedorismo qualificado.
• comunicação direta com a Comissão Europeia, através de um serviço de Feedback, que dá às empresas a possibilidade de participarem mais ativamente na formatação das políticas europeias a seu favor

Dê força aos seus negócios e inovação na Europa
Vídeo sobre a Enterprise Europe Network:
https://youtu.be/m3hC7UND9nc

Faça já o seu pedido de informação, contactando-nos através do email EEN-PORTUGAL@cec.org.pt
www.een-portugal.pt (O apoio às empresas junto de si)
http://een.ec.europa.eu/ (Portal Europeu da Rede Enterprise Europe Network)

COOPERAÇÃO COM STAKEHOLDERS
Latin America IP SME Helpdesk
O IP SME Helpdesk da América Latina oferece suporte gratuito de primeira linha em questões de Propriedade Intelectual e direitos de PI para facilitar a expansão das PMEs da UE que operam ou pretendem aceder ao mercado latino-americano.
Visite o site para conteúdos e serviços exclusivos, como:

LINHA DE APOIO
Os especialistas em Propriedade Intelectual fornecem uma resposta especializada, confidencial e personalizada para perguntas sobre IP.

FORMAÇÃO E EVENTOS
O Helpdesk organiza e participa em formações, eventos de parceria e eventos de consciencialização em toda a Europa e América Latina.

CONTEÚDO IP
A plataforma Helpdesk oferece acesso total a fichas informativas de IP de cada país, infográficos por setores-chave e outros materiais úteis de IP.

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

A Rede Europeia Enterprise Europe Network e a Autoridade para as Condições do Trabalho (www.act.gov.pt), Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, estão a trabalhar em conjunto para a promoção de uma cultura de prevenção de riscos para melhorar as condições de trabalho nas PME, contribuindo, assim, para tornar os locais de trabalho mais seguros, mais saudáveis e mais produtivos em Portugal.

Pretende-se divulgar informação sobre a importância que reveste a segurança e a saúde dos trabalhadores e sensibilizar todos os intervenientes no mundo do trabalho, para a prevenção dos riscos profissionais.

Em resultado da sua cooperação de longa data com a EU-OSHA, a Enterprise Europe Network possui uma rede de Embaixadores de SST ao nível nacional em mais de 20 países europeus, que desempenham um papel ativo na promoção da campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis».

Oportunidades de Negócio