INESPO I e II

O projeto INESPO II é uma iniciativa apoiada pelo POCTEP (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha) que junta o CEC e as universidades da Região Centro (Coimbra, Aveiro e Covilhã) e de Castilla y Léon (Salamanca, Valladolid, Léon).

Iniciou-se em dezembro de 2013, e irá decorrer até junho de 2015. Tendo por base uma metodologia que se verificou ser um sucesso no anterior projeto INESPO, o INESPO II tem como principal objetivo incrementar a cooperação entre as universidades do Centro e de Castela e Leão na área do Empreendedorismo e da Transferência de Tecnologia, cabendo ao CEC fazer a ligação ao tecido empresarial e a potenciais fontes de investimento/financiamento.
photo1-thumb photo3-thumb photo4-thumb
As principais atividades a destacar do projeto são:
  • O Concurso Prototransfer, que se realizou no inicio do ano 2014, com o objetivo de materializar e desenvolver protótipos concebidos nas universidades envolvidas no projeto, por forma a conseguir produtos ou processos com possibilidades de virem a ser comercializados no mercado (os projetosselecionados irão receber apoio financeiro e logístico nesse sentido). Foram recepcionadas 56 candidaturas provenientes de alunos, investigadores, professores e bolseiros das 7 universidades, tendo sido selecionadas 21.
  • O CEBT – Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, na sua segunda edição a nível ibérico (oconceito foi criado pelo CEC em conjunto com as Universidades do Centro em 2005), que se baseia numa metodologia de aconselhamento e consultoria especializada, originando um modelo de serviço de apoio à constituição de Empresas de Base Tecnológica. Pretende-se com este curso, inverter a lógica de “formação apoiada” para “consultoria avançada”, em criação de valor e empresas de base tecnológica, fazendo uso da alargada experiência dos especialistas, acompanhando e motivando por intermédio de uma estreita relação de proximidade, as equipas que se candidatem ao programa. O curso foi concluído em julho de 2014.
  • No primeiro trimestre de 2015 decorrerão as atividades que farão a ligação dos resultados das duas iniciativas anteriores aos investidores e tecido empresarial.

O página web do projeto é http://www.innotransfer.eu/