SILVERSUDOE

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Tematich Brochure Silver Sudoe

O projeto SILVERSUDOE teve a sua origem na constatação segundo a qual as empresas do conjunto do espaço sudoeste europeu, por desconhecimento da evolução dos comportamentos dos consumidores, não estão conscientes (ou estão-no pouco) das oportunidades económicas que podem constituir certos mercados. Além disso, as PMEs e as microempresas do espaço sudoeste europeu carecem de soluções de investigação e desenvolvimento suscetíveis de fazer evoluir a respetiva oferta de produtos ou serviços, bem como de recursos internos e de ferramentas que lhes permitam adaptar as suas estratégias de desenvolvimento aos constrangimentos de um novo mercado.

 

A ‘Silver economy’ é uma abordagem económica que considera que as necessidades dos séniores (mais de 50 anos) em termos de produtos e serviços podem oferecer verdadeiras oportunidades de crescimento, mas pressupõem correlativamente a proposta de inovações tecnológicas ou não tecnológicas para uma oferta diferenciada. Estas inovações vão, nomeadamente, nascer dos recursos e dos avanços tecnológicos gerados pelos organismos de investigação e pelas estruturas de investigação e desenvolvimento do espaço SUDOE.

Assim, um dos mercados emergentes mais promissores para os próximos anos e décadas para as empresas europeias é o mercado dos seniores, sabendo-se que, em 2015, o peso dos seniores nas despesas de consumo na Europa ultrapassará os 50 %, isto é, mais do que o respetivo peso demográfico (40%).

Face a este desafio económico de monta, o espaço sudoeste europeu vê-se confrontado com uma dupla ameaça:

– o risco de descolagem das PMEs e das TPEs relativamente às grandes empresas que desenvolveram produtos e estratégias de marketing específicos para chegar aos segmentos de clientela tradicionalmente esquecidos ;

– o risco de descolagem do espaço SUDOE relativamente à Europa do Norte ou a outros países, como o Japão, que desenvolveram ações públicas no domínio da sensibilização (informação das empresas sobre o potencial do mercado dos seniores) e da incitação (encorajamento da cooperação entre as empresas no desenvolvimento e na comercialização de produtos ou serviços inovadores tendo como destinatários os seniores).new-piktochart_block_1

O projeto SILVERSUDOE visou aumentar a competitividade das empresas do sudoeste europeu, aproveitando os recursos de inovação do território e, nomeadamente, integrando na sua oferta um maior número de avanços em termos de investigação e desenvolvimento.

Foram definidos três temas prioritários para este projeto tendo em conta os desafios estratégicos do espaço SUDOE, o potencial de inovação que eles encerram mas igualmente as oportunidades de mercado que eles cobrem:

  • Saúde e Habitat;
  • Saúde e Bem-estar;
  • Saúde e Alimentação.

O projeto SILVERSUDOE fixou como objetivos intermédios:

  • sensibilizar as empresas, não apenas para as oportunidades comerciais da silver economy mas também para as necessidades e expectativas específicas dos consumidores e utentes séniores;
  • acompanhar as PMEs no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores adaptados a esses alvos, bem como a respetiva promoção e comercialização.

Para atingir estes objetivos, o consórcio recenseou, em primeiro lugar, os estudos socioeconómicos existentes sobre o espaço SUDOE capazes de melhorar o conhecimento que as empresas têm sobre a problemática do mercado dos séniores. Com base nessas informações e no quadro de reuniões locais de informação e de conferências transnacionais, foi levada a cabo uma campanha de sensibilização nas 4 regiões parceiras, que permitiu a cerca de 600 TPEs e PMEs tomarem conhecimento das oportunidades económicas do mercado dos séniores.

Em paralelo a esta missão de sensibilização, 60 empresas (TPEs e PMEs) foraqm acompanhadas numa estratégia de adaptação da sua oferta de produtos e serviços e de comercialização destes últimos. O acompanhamento das empresas foi baseado em ateliês criativos e em perícias aprofundadas que permitiram identificar as soluções de inovação mais adaptadas.

 

Parceiros:

Conseil Régional du Limousin (Líder)

Chambre de Commerce et d’Industrie Région Limousin

CEC – Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro

Fundación FUNDECYT-PCTEX Parque Científico y Tecnológico de Extremadura

Fundación PRODINTEC

 

Parceiros Associados:

Autonom’lab

Gobierno de Extremadura

Université de Limoges

Universidade de Coimbra

Instituto de apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI)

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

IDEPA – Instituto de Desarrollo Económico del Principado de Asturias (Consejería de Economía y Empleo)

 

http://www.silversudoe.eu/