Vida Ativa

Criada no quadro do Acordo de Concertação Social – Compromisso para o crescimento, competitividade e emprego, a medida Vida Ativa procura potenciar o regresso ao mercado de trabalho de desempregados, através da integração em ações de formação de curta duração combinadas com formação prática em contexto de trabalho.

Esta aposta visa reforçar a qualidade, a eficácia e a agilidade das respostas no âmbito das medidas ativas de emprego, particularmente no que respeita à qualificação profissional, e exige a mobilização alargada dos diversos operadores (públicos, privados e cooperativos) tendo em vista obter uma resposta mais célere, com maior cobertura territorial e mais ajustada às necessidades dos desempregados e do mercado de emprego.

Group of young people in training course

À semelhança do protocolo assinado em 2014 que apoiou a implementação de 56 ações de formação no âmbito desta medida, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., assinou novo acordo de cooperação com o CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro para o biénio 2015/2016, numa aposta na dinamização conjunta desta tipologia de ações de formação profissional, num quadro de complementaridade com as respostas formativas proporcionadas pela rede de centros de emprego e formação profissional do IEFP, I.P.

Auscultadas as áreas de formação com maiores necessidades no mercado de trabalho, foram protocoladas 51 ações compreendidas em 17 áreas de formação, comprometendo abranger cerca de 1275 desempregados de um total de 29 concelhos da Região Centro, envolvendo um financiamento de cerca de 2,1 milhões de euros.

Assumiram-se como parceiros ativos e estratégicos as empresas da Região Centro para o apoio na dinamização das respostas formativas, contribuindo para ajustar a formação às necessidades do mercado de trabalho e, por esta via, facilitar a (re)integração profissional.

É através do tecido empresarial que se torna possível desenvolver formação prática em contexto de trabalho, componente vital para a complementaridade das competências adquiridas na formação em sala e potenciadora do contacto regular com o mercado de trabalho favorecendo, desta forma, a respetiva inserção ou reinserção profissional.

 

Para informações de cursos a decorrer e vias de inscrição, contacte-nos através do email formacao@cec.org.pt.

Esta medida é financiada através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, enquadrado no âmbito do quadro comunitário Portugal 2020 e desenvolvido pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego.

iefp
poise