O Conselho Consultivo do CEC/CCIC

constitui um fórum de presença directa de empresários, autarcas e outros agentes regionais que desempenha um papel central enquanto plataforma de reflexão e monitoragem do desenvolvimento económico da Região, bem como ao nível da afirmação do Centro de Portugal.

Criado em Dezembro de 2004, o Conselho Consultivo conta actualmente com cerca de 80 membros, dos quais 55 empresas de referência na região.

Marcam também a sua presença as três Universidades da Região Centro – Universidade de Coimbra, Aveiro e Beira Interior, os Institutos Politécnicos e a CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro.

Desde o seu início foram promovidas reuniões periódicas nas quais se debateram os desafios actuais em matéria de desenvolvimento económico e regional, como a competitividade, a inovação, a internacionalização, as qualificações e o investimento estrangeiro, de entre outros aspectos.

Especial relevo assume o Observatório para a Competitividade da Região Centro, instrumento de monitorização do desenvolvimento da região, que conta com o contributo regular do Professor Doutor Augusto Mateus.
As reuniões do Conselho Consultivo são enriquecidas pela partilha de experiências empresariais, testemunhos e visitas a empresas, num formato de transferência de boas práticas e cooperação empresarial.

Responsáveis pela condução de políticas públicas são igualmente presença habitual neste fórum.
Os trabalhos do Conselho Consultivo e o empenho dos seus membros foram também decisivos para a realização da Convenção Empresarial do Centro, que teve lugar em Pombal, a 26 de Novembro de 2005.

Precedida de vários momentos de discussão e de reuniões preparatórias, que abordaram os desafios que se colocam em matéria de inovação, indústria, comércio, turismo, serviços, floresta e recursos humanos/qualificações, os contributos do Conselho Consultivo foram fundamentais para a instrução do Pacto para a Nova Centralidade, validado por mais de 1000 empresários na Convenção Empresarial do Centro.

O acompanhamento do estado de desenvolvimento e a elaboração de recomendações e propostas conducentes ao crescimento económico do nosso território e das nossas empresas mantém-se na linha da frente da actuação doConselho Consultivo do CEC/CCIC.