
A digitalização da indústria é um dos maiores desafios para a competitividade europeia. A Indústria 4.0 (i4.0) entrou na agenda para os próximos anos mas é necessário preparar o rumo digital. Com esta iniciativa pretende-se trazer a debate a temática da digitalização da indústria, bem como incentivar as empresas a participar ativamente na quarta revolução industrial, esclarecendo-as sobre o tema e as suas implicações sociotécnicas, mostrando exemplos concretos de i4.0 para o setor da cerâmica e dando a conhecer formas de diagnosticar a sua “i4.0 readiness”.
Pretende-se também encontrar resposta para as questões que preocupam o setor, nomeadamente:
- Estará um setor industrial tradicional, com uma componente de mão-de-obra intensiva, preparado para esta transformação?
- De que forma se poderão minimizar os impactos desta revolução?
- A mudança terá que ser total ou poderá ser feita de forma gradual?
- De que forma poderão ser adaptadas as tecnologias existentes nas empresas?
- Quais os impactos nas pessoas?
- Que competências “criticas” devemos desenvolver?
O público-alvo será constituído por representantes das empresas cerâmicas portuguesas, estendendo-se a entidades do sistema cientifico e tecnológico nacional e internacional.