Índice de Digitalidade da Economia 2017

 

A Comissão Europeia publicou a edição de 2017 do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES), um instrumento que apresenta o desempenho dos 28 Estados-Membros em diferentes domínios, como a conectividade, competências digitais ou a digitalização das empresas e dos serviços públicos.

De acordo com o IDES 2017, é necessário mais esforços e investimentos para tirar o máximo partido do mercado único digital. Apesar dos progressos apresentados pela União Europeia no rumo a uma economia e a uma sociedade digitais, continua a existir uma grande dísparidade entre os países do topo da classificação digital e os países com menor desempenho.

Portugal ocupa o lugar 15 no índice IDES de 2017. À exceção dos serviços públicos digitais, verifica-se uma melhoria na pontuação em todas as outras categorias do IDES. Os maiores progressos registam-se na adoção da banda larga fixa e móvel, e na utilização das tecnologias digitais por parte das empresas. Segundo o IDES 2017, o maior desafio para Portugal centra-se na melhoria dos níveis de competências digitais da população.

Mais informações: http://bit.ly/2mWyPqB