São necessários esforços urgentes para travar a pandemia de violência contra as mulheres

 

Um apelo à ação está no cerne do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres  que hoje se comemora. A importância do dia 25 de novembro, assinalado anualmente como um mobilizador mundial para erradicar a violência baseada no género, aumentou consideravelmente com o impacto alarmante da pandemia.

Uma em cada três mulheres na Europa foi vítima de violência física e/ou sexual, de acordo com os dados recolhidos antes do surto de COVID-19. Entretanto, assistimos atualmente a uma recrudescência da violência doméstica a nível mundial no contexto da crise sanitária que estamos a atravessar. Esta forma de violência só recentemente foi reconhecida como uma problemática a abordar tendo em vista a prevenção da violência e do assédio no local de trabalho. Além disso, a pandemia pode agravar outras formas de violência contra as mulheres, como a violência contra as profissionais de saúde, as trabalhadoras migrantes ou as trabalhadoras domésticas.

A EU-OSHA adere ao apelo à ação mundial para aumentar a sensibilização e partilhar conhecimentos no sentido de apoiar o desenvolvimento de medidas concretas de luta contra a violência baseada no género.

Com este recente artigo OSHwiki esclarecemos a relação entre a violência doméstica e o local de trabalho .

Ler a Proposta de decisão do Conselho  que autoriza os Estados-Membros a ratificar a Convenção da OIT sobre a Violência e o Assédio (190) .

A nossa infografia sobre o assédio sexual no local de trabalho e a secção Web sobre mulheres e segurança e saúde no local de trabalho podem também ajudá-lo a promover a necessária sensibilização para a perspetiva sensível à dimensão de género no local de trabalho.

 

 

Para mais informações:

Ponto Focal Nacional da EU-OSHA

Telef.: 239 400 000 | Email.: pfn.eu-osha@act.gov.pt

 

Enterprise Europe Network OSH Ambassador

CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro

Telef.: 239 497 160 | Email.: een-portugal@cec.org.pt