CEC/CCIC recebeu visita institucional da Embaixada da Turquia em Portugal e uma comitiva de empresários da Turquia

O CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro / Câmara de Comércio e Indústria do Centro, recebeu, no dia 26 de novembro, nas suas instalações, a Embaixada da Turquia em Portugal e de uma comitiva de empresários da Turquia.

Esta visita institucional ao CEC/CCIC decorreu no âmbito das suas atividades enquanto parceiro da Enterprise Europe Network, uma iniciativa da Comissão Europeia de apoio a Pequenas e Médias Empresas no seu processo de internacionalização e inovação.

A visita surgiu no seguimento da cooperação com a Genç MÜSİAD, associação empresarial de jovens empresários de origem turca que reúne 56 representantes na Turquia e 32 representantes a nível mundial, com o objetivo de potenciar contactos internacionais e trazer benefícios à estrutura sociocultural da economia do país. A Associação visa ser uma plataforma de trabalho criada por jovens empresários com aptidão para alavancarem os seus negócios internacionalmente.

 

A visita contou com a presença de Gülsüm Aktaş – Conselheira Comercial na Embaixada da Turquia em Portugal, Yunus Furkan Akbal – Presidente da Associação Genç MÜSİAD e com uma comitiva de empresários turcos de diversos setores, como construção, turismo, plástico, saúde, têxtil, eletrónica, entre outros.

        

 

     

 

Seguiu-se uma visita às instalações do Instituto Pedro Nunes, uma incubadora de empresas que visa promover a inovação e transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.

Através do CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, e como resultado desta iniciativa, as empresas e empresários portugueses têm uma porta aberta para estabeler contactos com esta comitiva de jovens empresários, assim como com a Embaixada da Turquia em Portugal.

 

 

 

 

Sobre a Enterprise Europe Network:

A Enterprise Europe Network é uma rede de serviços criada pela Comissão Europeia para ajudar as empresas a inovar e a competir melhor no espaço europeu. Formada por mais de 680 pontos de contacto, espalhados por 54 países, a rede oferece um conjunto de serviços descentralizados e de proximidade, que apoiam as PME no seu processo de internacionalização e no encontro de parceiros estratégicos para a inovação e o desenvolvimento sustentado dos seus negócios.

Através da rede Enterprise Europe Network, os empresários podem aceder facilmente e a um conjunto de serviços:

– Informação e aconselhamento: Acesso simplificado a informação vária sobre regulamentação comunitária, novas medidas de política com implicação na atividade empresarial, projetos e programas de financiamento na UE dirigidos às PME.

– Ajuda na internacionalização dos negócios: Facilitação na procura de contactos comerciais fora do país, para empresas que pretendam alargar a sua atividade, tanto a nível europeu como internacional e elaboração de missões empresariais.

– Apoio à inovação e parcerias tecnológicas: Ajuda às PME no acesso a programas comunitários de apoio à inovação e a parcerias estratégicas.

– Incentivo à cooperação na Europa: Difusão de oportunidades de negócio e ajuda no encontro de potenciais parcerias comerciais, de produção, para transferência de tecnologia ou outras no nosso site: www.een-portugal.pt e/ou https://een.ec.europa.eu/partners

 

Caso esteja interessado em saber mais sobre o mercado da turquia, ou outros mercados internacionais, não hesite em contactar a equipa da Enterprise Europe Network no CEC/CCIC: EEN-Portugal@cec.org.pt | 239 497 160