from cec ccic on Vimeo.
20 anos CEC
from cec ccic on Vimeo.
Projecto Mentor: rede de apoio ao empreendedorismo para o Norte e Centro do País
from cec ccic on Vimeo.
Experiência READI
from cec ccic on Vimeo.
Filme Fincentro
from cec ccic on Vimeo.
Entrevista com o Presidente do CEC/CCIC
Entrevista com José Couto, Presidente do CEC/CCIC, publicada ontem, dia 24 de maio, no Diário de Viseu:
Entrevista Diário de Viseu_24_05_2017
Presidente Jorge Sampaio na abertura do Congresso dos Empresários do Centro
Presidente Jorge Sampaio na abertura do Congresso dos Empresários do Centro de 2000 from cec ccic on Vimeo.
Tomada de posse dos orgãos sociais do CEC para o triénio 2015-2017
from cec ccic on Vimeo.
Empresas do Centro vão passar por tempos dolorosos, alerta presidente do CEC
As declarações de José Couto, Presidente do CEC/CCIC ao Jornal do Centro:
Entrevista do presidente do CEC à Económico TV
11.03.2015 – Diário Economico
dia 9 de março, o presidente do CEC, José Couto, foi o convidado do programa Capital Humano da Económico TV. Durante a entrevista foram referidas algumas iniciativas do CEC no apoio ao empreendedorismo, nomeadamente o Projeto Mentor.
A região centro, o comércio e a indústria no pós pandemia
Veja aqui a entrevista da Figueira TV a José Couto, Presidente do CEC/CCIC:
https://www.facebook.com/watch/live/?v=155440802574201&ref=watch_permalink
Câmara de Comércio da Região Centro apoia empreendedores
from cec ccic on Vimeo.
CEC Recebe Embaixadora de Moçambique
from cec ccic on Vimeo.
CEC e IEFP celebram protocolo no âmbito do programa Vida Ativa
from cec ccic on Vimeo.
Tempo de evolução a vários níveis
As nossas MPME (Micro, Pequenas e Médias Empresas) base estrutural do nosso sistema produtivo começaram a entender que para estarem na frente, para serem sustentavelmente competitivas, para liderarem no seu segmento de mercado e sobretudo para subsistirem a médio prazo necessitam de acrescentar valor, reinventando os seus processos e talvez os seus conceitos de negócio. Na verdade, este é um caminho que tem tido sucesso. Embora tardiamente, muitos empresários começaram a entender que a criação de valor está em grande parte e intrinsecamente ligada à inovação. Percebem agora que inovar é um processo complexo mas inevitável, o qual depende da sua vontade e de um conjunto de fatores que as empresas, na sua maioria não dominam, e sobretudo de conhecimentos e de competências que não possuem.
Está claro que o investimento na expansão da capacidade produtiva, bem como na modernização e racionalização, é condição fundamental para que se possam registar acréscimos de competitividade nas Micro, Pequenas e Médias Empresas e terá o seu efeito na economia. Mas, não menos importante, é a capacidade de introduzir inovação em várias dimensões – nos produtos, nos serviços, nos processos, nos modelos organizacionais e nos modelos de negócios. Hoje, vivemos num tempo onde a evolução da economia está implicitamente ligada ao fator conhecimento. Portanto, a inovação é um pressuposto para a competitividade, e não há dúvida que induz à criação de vantagens competitivas sustentadas para os diversos setores e para as empresas.
Mas, como podem as Micro, Pequenas e Médias Empresas aceder ao processo complexo de inovação?
Investir na inovação necessita de investigação e desenvolvimento, de profundos conhecimentos do mercado e de uma interligação forte com os centros de saber. Tudo isto se torna uma tarefa gigantesca para a dimensão deste tipo de empresas.
A forma mais eficaz encontrada para ultrapassar esta complexidade e este permanente desafio, foi o de criar redes e assim ganhar dimensão e ser ator dinâmico na cadeia de valor.
Os nossos setores mais tradicionais, que foram sempre vistos por todos os analistas, comentadores económicos, governantes e políticos como obsoletos e condenados ao fracasso, dão hoje lições de competitividade e de inovação. Hoje a tão propagandeada indústria 4.0 há muito que se vem a instalar nos nossos setores tradicionais que ao sobreviverem se tornaram eles próprios inovadores. Os nossos têxteis e vestuários (onde já produzimos tecidos técnicos e inteligentes), o calçado, o setor automóvel (moldes e plásticos incluídos nesta importante fileira), a cerâmica, e mesmo a agricultura, souberam, fruto da necessidade de sobreviver, abraçar a inovação como fator chave e prioritário para o sucesso.
Não podemos dizer que tudo vai bem no processo de transferência de tecnologia e de saber das Instituições de Ensino Superior e de Investigação e Desenvolvimento, mas há uma metodologia e há interessados e alguma coisa tem tido êxito porque não é por acaso que Portugal tem sido fértil em criar startups tecnológicas, e tem aumentado a capacidade exportadora das nossas MPME.
Está na altura de mudar o discurso sobre o nosso tecido empresarial. Não é que tudo vá bem. Persistem algumas debilidades. As Micro e Pequenas Empresas estão descapitalizadas e é urgente encontrarmos, em conjunto, formas de ultrapassar esta grande limitação, porque engenho e arte para gerir as empresas num contexto extremamente agressivo e numa envolvente nada competitiva, é por si só um enorme contributo que os nossos empresários e as nossas empresas têm dado para a inovação na gestão.
A competitividade não pode ser uma temática exclusiva das empresas, tem que ser um referencial para as políticas públicas para que tenham um papel de aceleração fundamental para incrementar a inovação e a capacidade empreendedora de todos os empresários.
Artigo de opinião de José Couto, Presidente do CEC/CCIC, publicado no Suplemento “Especial PME’2016 Excelência e Líder” do Diário de Leiria (13-02-2017)
Video – Presidente do CEC/CCIC em direto no Económico TV
José Couto, Presidente do CEC/CCIC, esteve em direto, no jornal Primeira Hora, Económico TV, veja o vídeo
07.07.2014 – comunicação
Presidente do CEC em destaque na Revista Invest
11.02.2015 – Revista Invest
Para José Couto, a falta de dimensão das PME é um das principais entraves à internacionalização, entraves esses que poderão ser ultrapassados com o próximo quadro comunitário.
Leia estas e as restantes declarações do presidente do CEC na entrevista publicada pela Revista Invest
Sessão Apps e Web Móvel, Benefícios para as PME
from cec ccic on Vimeo.